Ciência / Tecnologia: Nasa captura 'buraco' gigante na atmosfera do Sol

Nasa captura 'buraco' gigante na atmosfera do Sol



Nasa e Esa capturam imagem de grande buraco na atmosfera do Sol. A imagem foi registrada no dia 18 de julho pela sonda do Observatório Solar e Helioscópico (SOHO, na sigla em inglês).

A Agência Espacial Americana, juntamente com a Agência Espacial Europeia encontrou um buraco de grande proporção na atmosfera do Sol, na área do polo norte. A imagem foi registrada no dia 18 de julho pela sonda do Observatório Solar e Helioscópico (SOHO, na sigla em inglês).

De acordo com a Nasa, os buracos, que são chamados de coronais, são regiões mais escuras e de baixa densidade da camada mais externa da atmosfera do Sol, que se chama corona. Os buracos possuem pouco material solar e ainda contam com temperaturas mais baixas que o restante do Sol.

Os buracos são vistos como normais pela Nasa, porém, eles costumam aparecer com mais frequência em momentos diferentes do ciclo de atividade solar, que ocorre a cada 11 anos. O pico de atividade do Sol, deste ciclo, deverá acontecer no final deste ano.

No pico da atividade do Sol, os buracos costumam diminuir e os campos magnéticos do Sol mudam e novos buracos surgem nos polos.

Tais buracos são bastante importantes para entender melhor o clima no espaço, já que eles são a fonte de ventos de intensa velocidade que transportam partículas solares, que acabam sendo expelidos pelo Sol três vezes mais rápido que os ventos oriundos de outros lugares.

Fonte: Oficina da Net
Foto: Nasa / Divulgação
Página anterior Próxima página