Ciência / Tecnologia: Após apontar falha, professor planeja criar urna eletrônica 'ideal' na Unicamp

Após apontar falha, professor planeja criar urna eletrônica 'ideal' na Unicamp



Após participar dos testes que apontaram em 2012 a vulnerabilidade das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil, o especialista em segurança de computadores e professor da Unicamp Diego Aranha planeja a criação de um grupo de pesquisa na universidade de Campinas (SP) para a criação de um aparelho que garanta o voto eletrônico de forma efetivamente segura, segundo ele.

Entre obter financiamento e uma equipe de apoio de alunos e outros professores, o cientista da computação estima que dentro de quatro ou cinco anos consiga chegar a um modelo ideal para apresentar à comunidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contesta as críticas e afirma que trabalha com um sistema que em 18 anos nunca registrou nenhuma fraude.

A Unicamp já possui um grupo de pesquisa especializado em segurança de computadores, segundo o professor Diego Aranha. A proposta dele agora é reunir alunos e professores para uma subdivisão do grupo que trabalhe exclusivamente com voto eletrônico. “A ideia é me debruçar sobre um sistema que seja verdadeiramente seguro”, disse.

Entre os dias 3 e 6 de novembro, Aranha e os outros poucos estudiosos sobre o tema no país realizarão um workshop sobre votação eletrônica dentro do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação, em Belo Horizonte, para debater os componentes ideais para a construção desse sistema que, para ele, seria o mais seguro.

Fonte: G1
Foto: Reprodução
Página anterior Próxima página