CIÊNCIA / TECNOLOGIA

Test drive: carro feito por impressora 3D circula pelas ruas de Nova York



O Strati, carro feito a partir de peças fabricadas por uma impressora 3D, foi testado por jornalistas americanos, em Nova York. O veículo, que havia sido apresentado em setembro na mostra International Manufacturing Technology Show, foi guiado pelas ruas do Brooklyn e teve mais detalhes de sua construção revelados. O automóvel, que lembra o design do famoso buggy, poderá dar origem a uma nova alternativa para trocar de carro: a reciclagem.

O carro impresso em 3D tem sido apontado como um dos projetos mais promissores da indústria automobilística. Isso se deve pelo material utilizado na construção das peças. O plástico reforçado com fibra de carbono pode ser derretido e dar forma a um novo veículo. No futuro, será possível comprar uma van Strati e transformá-la em um automóvel esportivo, por exemplo.

Apesar de ter a carcaça toda produzida por uma impressora 3D, outras partes foram herdadas de outro carro. O motor elétrico, a suspensão e caixa de câmbio são de um Twizy, compacto híbrido apresentado pela Renault em 2009. Outras peças como os bancos e o volante são criados pela Local Motors, fabricante do veículo.

A velocidade do Strati não impressiona. O carro chega a cerca de 60 km/h com uma autonomia de bateria estimada em 3,5 horas. No futuro, pode ser uma opção para pequenos trajetos urbanos. Porém, haverá modelos com velocidade de fábrica limitada a até 25 km/h, o que permitirá um maior tempo de uso.

Até começar a ser vendido, o Strati ainda deverá passar por alguns testes. Uma questão que deve ser aprimorada é em relação à segurança. Apesar de o carro ser bastante sólido, o modelo apresentado em Nova York não tinha cinto de segurança, airbags ou janelas laterais.

O desafio, de acordo com a Local Motors, é diminuir o tempo de fabricação. Atualmente, um Strati leva 44 horas para ser montado. A meta da empresa é chegar a 24 horas. O veículo deve começar a ser comercializado a partir de 2015, com o preço estimado em US$ 18 mil, o equivalente a R$ 40 mil em conversão direta. Ainda não há previsão para o automóvel ser lançado mercado brasileiro.

Fonte: Globo.com
Foto: Reprodução Mashable

Postagens mais visitadas