CIÊNCIA / TECNOLOGIA

Japão lança ao espaço seu 'caçador de asteroides'



O Japão lançou com sucesso, nesta quarta-feira (3), um foguete "caçador de asteroides". O H-2A decolou do sul do país e levará ao espaço a sonda Hayabusa-2, que em 2018 se encontrará com um asteroide, informou a Agência japonesa de Exploração Espacial (JAXA).

O lançamento ocorreu às 13h22 (1h22 no Brasil) a partir da base de Tanegashima.

Após uma hora e 47 minutos de voo sem incidentes, a sonda Hayabusa-2 se separou do foguete no local previsto, segundo a agência.
A Hayabusa-2 iniciou o voo em direção ao '1999 JU3', um asteroide primitivo quase esférico de menos de um quilômetro de diâmetro, que deve alcançar em meados de 2018.

O objetivo da missão é recolher poeira do subsolo deste corpo celeste rochoso, que contém carbono e água, para tentar compreender quais matérias orgânicas e aquosas se encontravam originalmente presentes no Sistema Solar. O retorno à Terra está previsto para 2020, caso a missão aconteça da maneira planejada.

"Esta missão para recolher matéria primitiva tem o potencial para revolucionar nossa compreensão das condições da formação dos planetas", afirmou a equipe que coordena o projeto na JAXA.
"Também pode revelar informações importantes para proteger o planeta", completou a agência.

Fonte: G1
Foto: Jiji Press / Via AFP Photo

Postagens mais visitadas