CIÊNCIA / TECNOLOGIA

Aplicativo calcula chance de avião cair; ideia é reduzir medo de voar


Medo de voar? Um novo aplicativo promete acalmar quem tem insegurança de viajar de avião usando dados estatísticos. Chamado “Am I going down?” (“Eu vou cair?”), o sistema promete aos viajantes mostrar a probabilidade de que seu voo sofra um acidente.

Para isso, o usuário precisa digitar os aeroportos de saída e de destino, o nome da companhia aérea e o modelo da aeronave.
Com base em dados públicos sobre acidentes de avião e segurança aeroviária no mundo, ele mostra a probabilidade de que aquele voo se acidente – quase sempre, baixíssima.

No exemplo mostrado na apresentação do aplicativo, a chance de acidente para um voo da American Airlines entre os aeroportos internacionais de San Francisco e Londres em um Airbus A330 é de 1 em 2.783.874. O aplicativo avisa ainda: “Espera-se que você caia se pegar esse mesmo voo diariamente por 7.627 anos”.

O aplicativo está disponível para iPhone e custa US$ 0,99 (cerca de R$ 2,8). Nem todas as companhias aéreas estão cadastradas, mas os desenvolvedores prometem que em breve outras serão incluídas na lista.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/Vanilla Pixel

Postagens mais visitadas