Ciência / Tecnologia: Cortana, assistente do Windows 10, chegará também ao Android e iOS

Cortana, assistente do Windows 10, chegará também ao Android e iOS



A Microsoft anunciou nesta terça-feira (26) que a assistente pessoal Cortana será liberada não só os smartphones que rodem o sistema Windows 10, mas também para aqueles equipados com o iOS, da Apple, e o Android, do Google.

O aplicativo da Cortana poderá ser baixado como qualquer outro, por meio da Play Store ou da App Store. A assistente executará nos aparelhos que rodam os sistemas operacionais de empresas rivais quase as mesmas funções feitas em um Windows 10: lembrar de atividades cotidianas, como comprar leite quando o usuário estiver próximo a um mercado, ou avisar de voos agendados.

Outros recursos, no entanto, não estarão presentes, pois, para funcionar, necessitariam do acesso a todas as funções de iOS ou Android. Isso inclui a definição de configuração do aparelho ou a abertura de aplicativos por meio de comandos dados à Cortana.

A versão da Cortana para iOS e Android faz parte da estratégia da Microsoft para levar ao ecossistema de empresas rivais alguns dos recursos de seu novo sistema Windows 10, que será o "cérebro" tanto de computadores como de smartphones. O Office e o Outlook já ganharam suas versões.

Nessa linha, a Microsoft anunciou ainda um sistema para auxiliar que celulares de outras empresas se integrem ao Windows 10.

Fonte: G1
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página