Ciência / Tecnologia: iOS 9, novo sistema do iPhone, e OS X 'El Capitan' são lançados pela Apple

iOS 9, novo sistema do iPhone, e OS X 'El Capitan' são lançados pela Apple



A Apple apresentou as novas versões de seu sistema operacional para aparelhos móveis, o iOS 9, para computadores, o OS X, e para o relógio inteligente, o watchOS, durante seu evento voltado a desenvolvedores, WWDC, nesta segunda-feira (8). A conferência vai até sexta (12).

Entre as novidades, o novo iOS 9 terá um modo para economizar bateria, em que o aparelho funcionará com baixa energia. O iOS 9 será liberado em setembro para celulares a partir do iPhone 4s e tablets a partir do iPad 2. Com ele, será possível salvar até três horas extras de bateria.

Veja abaixo algumas das principais atualizações no novo sistema para iPhones, iPads e iPods touch:

Siri
Uma das novidades do iOS 9 é a Siri, que estará mais integrada a todos os outros recursos do sistema. Ela não apenas responderá solicitações, mas também fará sugestões. Por exemplo: caso o usuário receba um convite via e-mail, a Siri irá incluí-lo no calendário, enviar um lembrete quando o horário do compromisso estiver se aproximando e até sugerir rotas de trânsito. As melhorias parecem deixar a Siri mais parecida com o Google Now, do Google.

O novo sistema de identificação irá mostrar quem estiver fazendo uma ligação telefônica de um número que não estiver na agenda, mas cujo telefone já apareceu em algum e-mail. O Spotlight, que exibe elementos dentro do aparelho, dará dicas do que ver baseado em indicações da Siri.

Serão sugestões de aplicativos para baixar ou lugares próximos aonde ir, por exemplo.

O vice-presidente de Software e Engenharia da Apple, Craig Federigh, garante que todas essas operações ficam armazenadas apenas no aparelho. Ou seja, não são relacionadas com o Apple ID ou associadas com a identidade do usuário.

Notes, Maps...
O Notes foi melhorado para permitir desenhos e anotações feitas com os dedos sobre a tela sensível ao toque. O aplicativo passará a receber conteúdo diretamente do Safari, Maps e outras ferramentas.

O Maps passará a exibir o trânsito e as opções de transporte de uma região. Se o usuário estiver em uma estação de trem, o aplicativo mostrará quais linhas passarão por lá e os horários. Essa função será liberada por ora para cidades selecionadas, como Nova York e San Francisco (EUA) e Shenzen (China).

News
Além dos aplicativos tradicionais, a Apple criou um novo. O News é um sistema para que veículos de mídia publiquem seus conteúdos diretamente nas plataformas da Apple. Esse serviço é similar ao Articles, do Facebook. Além de fotos, textos, vídeos e áudios, será possível incluir animações no News.

Apple Pay
No iOS 9, o sistema de pagamento Apple Pay agora poderá armazenar cartões de presente e cartões próprios de lojas de varejo. A evolução do serviço fez a Apple acabar com o aplicativo Passport, que dará lugar ao Wallet, que reunirá, além de tíquetes e ingressos, cartões de crédito e de débito. O Apple Pay, que já é suportado por 200 bancos e usado por 5 milhões de clientes, chegará ao Reino Unido em julho.

Multitarefa no iPad
O iOS 9 levará um caráter multitarefa ao iPad. Quando estiver deitado, o aparelho poderá exibir na tela dois aplicativos simultaneamente. Por isso, ao mesmo tempo em que estiver navegando na internet com o Safari, o usuário poderá enviar mensagens. A divisão da tela ficará ao gosto do usuário. Será possível também que os dois aplicativos respondam a toques.

Com isso, será possível ver um jogo de basquete em um aplicativo de streaming, como o WatchESPN, por exemplo, enquanto se envia um e-mail. Essa melhoria sairá para iPad air, iPad 2, ipad mini 2 e iPad mini.

CarPlay
A principal novidade do sistema operacional para carros é que agora ele dará suporte a aplicativos desenvolvidos pelas montadoras. Com isso, será possível controlar serviços dentro do carro sem mudar de um sistema para outro.

OS X El Capitan
O novo sistema para computadores foi chamado de OS X El Capitan, liberado para desenvolvedores a partir desta segunda e que terá um beta divulgado em julho. Segundo o vice-presidente de Software e Engenharia da Apple, Craig Federighi, a nova versão foca em performance e experiência do usuário. No El Capitan, a ferramenta de busca de documentos no sistema foi melhorada e posicionada no meio da tela inicial.

O navegador Safari também recebeu uma atualização e permitirá que páginas sejam apresentadas como ícones e não como abas. Links clicados nelas serão abertos em outras abas. Páginas na internet e imagens hospedadas em sites poderão ser anexadas a e-mails facilmente. Bastará que os usuários cliquem nelas, arrastem e soltem elas no corpo da mensagem.

A execução de aplicativos é 1,4 vez mais rápida no El Capitan do que no antecessor, Yosemite. A Apple levou para os computadores, o Metal, um sistema lançado no ano passado para iOS usado por desenvolvedores de games. Durante a apresentação, os produtores da Epic Games mostraram como criaram o jogo "Fortnite", no programa Unreal Editor que roda no Metal.

WatchOS
A Apple apresentou uma nova versão do sistema operacional para seu relógio inteligente, o watchOS 2, que permitirá que desenvolvedores criem aplicativos especialmente nativos para o aparelho.

Será possível escolher uma foto do banco de imagens para ser usada na tela de descanso. Se atualmente é possível apenas ler e-mails no relógio, será possível responder a eles também. O aplicativo Wallet também chegará ao Apple Watch. O watchOS também chegará aos usuários a partir de setembro.

Fonte: G1
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página