Ciência / Tecnologia: Windows 10 será lançado para PCs e tablets em 29 de julho

Windows 10 será lançado para PCs e tablets em 29 de julho



A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (1º) que seu novo sistema operacional, o Windows 10, será lançado em 29 de julho.
O novo sistema levará a computadores, tablets e smartphones a assistente pessoal Cortana, trará o menu "Iniciar" de volta e aposentará o histórico navegador Internet Explorer, que dará lugar ao Microsoft Edge.

Apesar de ser o sistema da Microsoft também para smartphones, o sistema será lançado inicialmente para tablets e computadores. Quem possuir o antecessor, o Windows 8.1, e o Windows 7 SP1, poderá fazer a atualização gratuitamente. Esses usuários podem fazer a reserva a partir desta segunda.

Para isso, deverão clicar no ícone do Windows no canto inferior à direita na barra de tarefas, escolher a opção “Reserve your free upgrade” e digitar o e-mail para receber a confirmação de reserva. Assim que o Windows 10 sair, uma notificação será enviada.



Caso o usuário tenha mais de um aparelho passível de ser atualizado, deverá fazer a reserva em cada um deles, pois o processo é associado ao dispositivo e não ao usuário. Os donos de aparelhos com Windows Phone 8.1 também receberão atualização gratuita. A empresa publicou um vídeo no YouTube para mostrar algumas das novas funções do Windows (Veja abaixo).

Veja abaixo algumas das novidades do Windows 10:

Cortana
A assistente pessoal aprende as preferências do usuário do sistema para fazer recomendações, informar o jeito mais rápido de acessar informações no aparelho e na internet, além de lembrar compromissos e atividades agendadas. É possível se comunicar com a Cortana falando ou escrevendo. A assistente não funcionará apenas no Windows 10, mas também em celulares e tablets que rodem o Android, do Google, e o iOS, da Apple.

Microsoft Edge
O navegador foi criado pela Microsoft para substituir o clássico Internet Explorer. Antes de visitar novas páginas, o usuário passará por uma espécie de janela personalizada com sites mais visitados, aplicativos e informações pessoais obtidas através do uso da assistente virtual da empresa, a Cortana.

Windows Continuun
A ferramenta facilitará a integração de aparelhos que rodem Android e iOS com um computador equipado com o Windows 10. Caso o smartphone já rode o sistema da Microsoft, a conexão com o PC o fará funcionar como um computador de mesa.

Candy Crush e Paciência
Os dois jogos, o clássico das cartas e o hit dos smartphones, estarão presentes no novo sistema. Instalados de fábrica, os games não precisarão ser baixados.

Fonte: G1
Fotos: Divulgação e G1
Página anterior Próxima página