Ciência / Tecnologia: Foto da Nasa mostra estação espacial passando em frente à Lua

Foto da Nasa mostra estação espacial passando em frente à Lua



Uma imagem impressionante feita por fotógrafos da Nasa mostra a Estação Espacial Internacional (ISS) passando em frente à Lua neste domingo (2).

Na imagem, a ISS aparece como um pontinho escuro perto do centro da Lua. Em entrevista ao site "Spaceflight Insider", o fotógrafo responsável pela imagem, Bill Ingalls, conta que esta não foi a primeira tentativa de captar o momento em que a ISS passa em frente à Lua.

"Esta não é uma foto extremamente difícil de fazer. A maior parte é preparo, fazer a lição de casa coletando informações sobre quando e onde a passagem ocorrerá e, então, conhecer as capacidades e limitações do equipamento. Finalmente, trata-se de chegar à locação e torcer por um tempo bom", disse Ingalls ao site americano.

Embora possa parecer que a estação espacial esteja passando pertinho da Lua, ela está, na verdade, muito mais perto da Terra. Para se ter uma ideia, a ISS orbita a uma distância de cerca de 320 km da Terra. Já a Lua orbita a 384,4 mil km de nosso planeta.

O flagra foi feito dois dias depois da ocorrência da lua azul, fenômeno definido como a segunda lua cheia do mês.
Atualmente, a ISS é "habitada" por seis pessoas: os astronatuas da Nasa Scott Kelly e Kjell Lindgren, os cosmonautas russos Gennady Padalka, Mikhail Kornienko e Oleg Kononenko e o astronauta japonês Kimiya Yui.

Fonte: G1
Foto: Nasa
Página anterior Próxima página