Ciência / Tecnologia: Microsoft vai liberar atualização do Windows 10 em 2016; veja novidades

Microsoft vai liberar atualização do Windows 10 em 2016; veja novidades



A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (30) que lançará entre julho e setembro deste ano uma atualização do Windows 10, com novidades como uso da biometria no lugar de senhas, aprimoramento da assistente pessoal Cortana e novos usos inteligentes de textos e desenhos feitos em tablets e computadores híbridos com a caneta stylus.

Desde que foi lançado, há oito meses, o Windows 10 já foi baixado 270 milhões de vezes. Com isso, se tornou o sistema operacional com a maior adoção da Microsoft. O número de instalações é 145% maior em relação ao Windows 7, antigo detentor desse posto. A ambição da Microsoft não para por aí. A empresa quer que o Windows 10 chegue a 1 bilhão de aparelhos.

Cortana
Entre os novos recursos da atualização será a ampliação da capacidade da Cortana. A assistente pessoal passará a fazer sugestões de ações a partir do uso das ferramentas do Windows 10. Se a mensagem “ligar amanhã para minha mãe” for escrita no bloco de notas, Cortana incluirá na lista de lembretes um aviso para a realização da chamada no dia seguinte. Dependendo do contexto, ela poderá sugerir lugares para comer ou meios de compra de passagens.

Além disso, ela também funcionará da mesma forma em todos os dispositivos em que o usuário a abrir. Ou seja, ela poderá executa uma atividade em determinado aparelho mesmo que a pessoa esteja usando um dispositivo diferente. Com isso, será possível pedir pelo computador que a Cortana responda uma mensagem recebida no celular.

Windows Ink
Outra novidade é o Windows Ink, que integra o uso de desenhos e textos manuscritos a serviços do sistemas como o Maps, o navegador Edge e os programas de produtividade do Office (Word, Excel, Power Point etc).

A combinação com o Ink não será apenas a abertura da possibilidade de incluir rabiscos em documentos. Essas inclusões serão feitas de forma mais sofisticada. Se um usuário riscar uma resta no Maps, por exemplo, o sistema automaticamente vai considerar a escala do mapa para calcular a distância entre as duas extremidades do rabisco.

Biometria
Com a atualização, aplicativos do Windows 10 e sites abertos no Edge que exijam senha poderão trocar a combinação de letras, números e caracteres especiais por biometria, como impressões digitais ou reconhecimento facial.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/Microsoft
Página anterior Próxima página