Ciência / Tecnologia: Primeiro dia de verão terá ‘lua de morango’ no hemisfério norte

Primeiro dia de verão terá ‘lua de morango’ no hemisfério norte



Pela primeira vez em quase 70 anos, o primeiro dia de verão no hemisfério norte terá a “lua de morango” (tradução de “Strawberry moon", em inglês). O solstício dessa nova estação - momento em que o sol está mais perto da Terra - coincidiu com a chegada da lua cheia.

O fenômeno é raro e não acontece desde 1948, segundo “The Old Farmer’s Almanac”, meio oficial para checagem de eventos astronômicos. Essa lua cheia no primeiro dia do verão deverá ocorrer de novo apenas em 21 de junho de 2062.

O solstício de verão ocorre às 19h34 de Brasília no hemisfério norte e é o dia com maior quantidade de luz do ano. Com um dia mais longo e mais iluminação, a lua ganha uma cor mais quente, colorindo entre o rosa e o âmbar.

Inverno no Brasil
No Brasil, nesta segunda-feira, passamos pelo fenômeno oposto: o solstício de inverno, momento em que o sol está mais longe da Terra e marca o início da estação. Às 19h34, começou essa época mais fria.

Diferente dos invernos de 2015 e 2014, quando o país teve pouquíssimo frio, os próximos meses devem ser caracterizados por temperaturas mais baixas, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, dentro da normalidade esperada para a estação.

Nos dois anos anteriores, o inverno teve temperaturas mais altas principalmente devido à influência do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico que impacta no clima de várias regiões do mundo. Segundo a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, agora estamos saindo da condição de El Niño e entrando em um estado de neutralidade. Isso deve garantir um inverno de características típicas, segundo ela.

“Há expectativa de novas ondas de frio ao longo de toda a estação, como ocorreu na semana passada. Não deve ser um frio contínuo, mas em ondas”, afirma.

Fonte: G1
Foto: Petros Giannakouris/AP Photo
Página anterior Próxima página