Ciência / Tecnologia: Solar Impulse II aterrissa no Cairo em sua última escala

Solar Impulse II aterrissa no Cairo em sua última escala


Solar Impulse 2 sobrevoa as pirâmides de Giza, no Egito.

O Solar Impulse II, o avião que está dando a volta ao mundo movido somente pela energia solar, aterrissou nesta quarta-feira (13) no aeroporto internacional do Cairo, Egito, às 7h10 hora local (2h10 de Brasília), em sua última escala antes de partir para em direção a Abu Dhabi, onde tem previsão completar o feito nos próximos dias.

Procedente da cidade espanhola de Sevilha e após 49 horas de viagem, o avião solar chegou sem problemas ao aeroporto da capital egípcia, após sobrevoar as famosas pirâmides de Giza.

Na chegada, o piloto suíço André Borschberg foi recebido por integrantes da equipe do projeto, dos quais dezenas se reuniram no Cairo para garantir a chegada da aeronave e sua cobertura ao vivo pela internet.

Horas antes da chegada, o outro piloto e diretor do projeto, Bertrand Piccard - que será o encarregado de realizar o voo para Abu Dhabi -, destacou as razões por que escolheu Egito como última escala da viagem.

"Egito é o primeiro país, há 2.800 anos, onde o faraó Amenofis IV decidiu adorar o sol de maneira monoteísta. É o primeiro lugar onde o Sol se transformou em um deus, no único deus, portanto acredito que é muito simbólico", afirmou.

Além disso, ele revelou que a ideia do Solar Impulse nasceu no Egito em 1999. "Quando voei ao redor do mundo em um balão em 1999, aterrissei no Egito. E aqui é onde tive a ideia de fazer outro voo ao redor do mundo, mas com um avião de energia solar", contou o piloto.

Fonte: G1
Foto: Jean Revillard / SI2 / via Reuters
Página anterior Próxima página